Geografia

O município de Marechal Cândido Rondon está localizado na Mesorregião Geográfica Oeste Paranaense e na Microrregião de Toledo, entre as coordenadas 24º 26’ e 24º 46’ de latitude sul e 53º 57’ e 54º 22’ de longitude oeste.

Limita-se ao norte com o município de Mercedes, a nordeste com Nova Santa Rosa, a leste com Quatro Pontes, a sudeste com Toledo e Ouro Verde do Oeste, a sudoeste com Pato Bragado, ao sul com São José das Palmeiras e Entre Rios do Oeste e com a República do Paraguai (Lago de Itaipu) a oeste.

O município está localizado no Terceiro Compartimento Geológico constituído principalmente por rochas magmáticas vulcânicas e rochas sedimentares intercaladas. A unidade de relevo corresponde ao Terceiro Planalto se apresenta com formas onduladas, aplainadas sendo rebaixadas na direção do Rio Paraná (Lago de Itaipu), em altitudes que variam entre 220 m e 490 m, com média de 420 m na sede municipal.

Os solos são férteis (terra roxa), adequados ao plantio de cultivos agrícolas anuais. A topografia é considerada plana, sendo 71% do solo, ou seja, 40.500 ha são mecanizáveis e altamente férteis.

O clima é subtropical úmido mesotérmico (tipo Cfa), com verões quentes, sem estação seca e com poucas geadas (em média 3 geadas por ano). A região de Marechal é marcada por épocas de intensas chuvas de verão seguida por estiagem acentuada, sucedida por período subtropical, sem intervalo seco, mas com seca provocada pelo intenso frio de inverno, com temperaturas médias anuais inferiores a 15 °C.

A temperatura média do município é de 20,6 °C (2007). Os meses mais quentes são dezembro, janeiro e fevereiro, com temperaturas médias superiores a 25 °C. Já os meses mais frios são maio, junho e julho, com temperaturas médias inferiores a 18 °C. Para se ter uma base mais clara desta amplitude térmica, temos como exemplo o ano de 2009: temperaturas de 0 °C em junho e julho, com temperaturas negativas em algumas localidades do município em julho, por outro lado foram registradas temperaturas superiores a 37 °C em janeiro e novembro. Não há registros oficiais das temperaturas recordes no município, acredita-se que a mínima recorde deva ter ocorrido em julho de 1975, quando houve a geada negra no Paraná e a temperatura chegou a -3 °C, já a temperatura máxima possivelmente tenha ocorrido nos últimos anos, quando houve registros de temperaturas superiores a 38 °C.

A cobertura vegetal original é a Floresta Subtropical (Floresta Estacional semi-decional) que se caracterizava pela ausência de grandes pinheirais, já que os mesmos ocupavam as áreas superiores a 500 m de altitude, predominavam o cedro, a peroba, a figueira, ipê, a canafístula e o palmito. A hidrografia do município é caracterizada pela presença do Rio Paraná (lago artificial de Itaipu) ao oeste, o Rio São Francisco Verdadeiro (ao sul) e o Guaçu (ao norte), além de arroios e sangas.

O município é composto pela sede municipal e sete distritos: Bom Jardim, Iguiporã, Margarida, Novo Horizonte, Novo Três Passos, Porto Mendes e São Roque.

De acordo com o IBGE o PIB do município em 2007 foi de R$ 749.131 (mil), ficando na 27ª posição entre o 399 municípios paranaenses. Marechal também tem destaque no estado no que se refere à qualidade de vida, seu IDH (2000) de 0,829 é o 8º do Paraná e o 144º do Brasil.

Em 2010 era o quarto município mais populoso da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP), atrás somente de Foz do Iguaçu, Cascavel e Toledo.

Fonte: Wikipédia